http://www.zedosbois.org/indexzdb.htm
Festival zemos98_7 apresenta-se em Portugal
Dia 25 de Fevereiro, na Galeria Zé dos Bois, apresentação da sétima edição do festival audiovisual zemos98, a acontecer em Sevilha de 1 a 6 de Março de 2005.
Na apresentação dar-se-á a conhecer o programa de actividades de Zemos98_7 e será projectado um DVD com as melhores obras que participaram na sexta edição do festival.
Zemos98 é um festival bastante peculiar em muitos sentidos, sobretudo no que respeita ao panorama andaluz: é organizado por uma associação cultural sem fins lucrativos que não depende directamente de nenhuma instituição; não há director, a coordenação é feita por um comité que funciona de forma horizontal e cujos membros têm uma média de idade de 23 anos.
É um festival dedicado à cultura audiovisual entendida numa perspectiva muito ampla, centrando-se particularmente na experimentação e reflexão teórica, sendo mais do que um “festival de curtas-metragens”. O programa de actividades não se compõe unicamente de projecções, complementa-se com exposições, actividades musicais, cénicas e de formação (ateliers, ciclos de conferências) … Todas de acesso gratuito.
De trinta e três países inscritos surgem 427 trabalhos na “convocatória de obras de curta duração realizadas em vídeo”, que integrarão a mostra audiovisual do zemos98_7. Destas obras foram seleccionadas 25 que constituirão a selecção oficial da mostra.
O número de países participantes aumentou consideravelmente nesta edição. Na selecção oficial encontram-se autores procedentes de 10 países, o que supõe a confirmação como um dos festivais de audiovisual mais importantes do Sul da Europa, no que respeita a repercussão da sua convocatória.
Estas obras partilham a capacidade dos seus autores para trabalhar no âmbito da cultura audiovisual com ideias renovadoras, tentando fixar sentimentos, histórias e experiências; empregam para isso “formas de contar” que não costumamos ver nos meios audiovisuais que habitualmente nos rodeiam.
Entre estas obras serão escolhidas as que farão parte do DVD zemos98_7 e será atribuído o prémio de melhor curta-metragem ibero-americana, que consiste numa bolsa de alojamento e matrícula para o Mestrado em Comunicação Audiovisual, organizado em cada dois anos pela Universidade Internacional de Andaluzia na sua sede em La Rábida.
Na Faculdade de Comunicação de Sevilha poderá visualizar-se as obras recebidas na convocatória, sempre e quando se ajustem aos pressupostos, num evento conhecido por maratona audiovisual [a-z]. Esta maratona consiste na projecção de todas as obras alfabeticamente ordenadas segundo os títulos e terá lugar durante a semana de 1 a 6 de Março, quando Zemos98 torna a proporcionar um novo espaço/tempo para a reflexão da cultura audiovisual contemporânea.
Leave a Reply
Lo siento, debes estar conectado para publicar un comentario.